O município de Sever do Vouga dá hoje início a um programa comemorativo dos 500 anos da sua Carta de Foral, que envolve a colaboração de associações e entidades locais.
Para uma primeira divulgação deste grande evento, e com o objectivo de dar a conhecer o documento do Foral, foram entretanto enviadas cópias do que existe, que é apenas um foral-resumo, às Juntas de Freguesia e ao Agrupamento de Escolas, com vista à sua reprodução, para que os alunos do 1.º ao 9.º anos elaborassem trabalhos sobre o mesmo. Os melhores, juntamente com o texto do documento, serão expostos numa mostra a efectuar na Biblioteca Municipal. A iniciativa incluirá, também, trabalhos dos formandos da Universidade Sénior Local e uma mostra numismática, promovida pelo artista severense Leandro Machado.
Bandeirinhas com o desenho do pelourinho do concelho, um dos símbolos do poder local – que o Foral confirmou e reafirmou, fixando as principais leis que passaram a regular a administração municipal – e pequenos estandartes serão colocados em varandas e janelas, tudo visando uma maior envolvência dos munícipes nestas comemorações.
|