O Dia Mundial da Dança celebra-se a 29 de Abril. A data foi criada em 1982 pelo Comité Internacional da Dança (CID) da UNESCO, que escolheu o dia 29 de Abril como o Dia da Dança. A comemoração tem por base o dia de nascimento de Jean-Georges Noverre, um dos grandes nomes mundiais da dança e tem como objectivo celebrar esta arte e mostrar a sua universalidade, independentemente das barreiras políticas, culturais ou éticas. Neste dia são várias as actividades desenvolvidas por associações, escolas e outras entidades ligadas à dança, para promover esta arte que é vista como linguagem universal. Aveiro não foge à regra e, inspirados nesta comemoração, os próximos dias vão acontecer com muito movimento, ritmo e emoção.
Hoje, pelas 21 horas, uma viagem ao mundo da dança é a proposta da Pantopeia, na Casa da Pantopeia. Uma viagem do século XVIII ao século XXI, num ambiente descontraído entre amantes de dança, curiosos e profissionais. Serão apresentados vídeos, serão feitas demonstrações, promete-se muita conversa e paixão pelo movimento. Há espaço para todos: ballet clássico, danças tradicionais, tango, sapateado e forró, até porque se trata de uma linguagem universal.
A Associação Cultural Mercado Negro em Aveiro juntou-se à TradFolk Aveiro e a Renata Silva para assinalar a data e agendaram para manhã, pelas 22.30 horas, uma Nuit Folk especial, logo a seguir à aula. As portas da Sala Castanha do Mercado Negro abrem-se à dança e a uma iniciativa de participação livre.
O Teatro Aveirense não podia ficar indiferente à dança, que ocupa uma parte substancial da sua programação e agendou para o dia 3 de Maio, pelas 22 horas, o espectáculo “Assim, tipo… dança contemporânea”, da Companhia Instável, com a assinatura de Tiago Rodrigues.
|