A abordagem metafórica ao tema “Cegueira” fez sair vencedora a Escola Secundária Dr. Jaime Magalhães Lima (Esgueira) da 3ª sessão, do Pólo II (Aveiro), da 25ª edição das Escolíadas Glicínias Plaza. Esta escola sai vencedora da noite, mas também como primeira escola apurada para disputar a Final do Pólo de Aveiro, no próximo dia 2 de maio, ao conseguir 301 pontos.
De fora da competição, mesmo ainda faltando uma sessão pela frente, ficam a Escola Secundária Dr.ª Maria Cândida (Mira)e o Colégio Nª Sr.ª da Apresentação (Calvão). Estas escolas conseguiram 271 e 281 pontos, respetivamente.
A vitoriosa prova de Esgueira consistiu num jogo entre a cegueira física e social, que fez “voltar atrás no tempo e reflectir sobre os sem-abrigo”, contou a professora Conceição Lima. A docente refere que o tema levado a palco no Centro Cultural de Ílhavo é “forte” e que “deu imenso gozo a trabalhá-lo”.
Uma energia e um trabalho árduo que deixou o júri de olhos bem abertos, considerando mesmo que a peça de teatro da Esgueira foi “até hoje a melhor prova de teatro vista nesta edição das Escolíadas”. No conjunto de elogios, Carlos Fragateiro, da Universidade de Aveiro, colocou “a fabulosa interpretação, os diálogos caracterizados por uma força incrível e o muito bem conseguido equilíbrio do espaço”.
Hoje, na quinta e última sessão do Pólo II da 25ª edição das Escolíadas Glicínias Plaza, à tarde, no CCI, encontram-se a Escola Profissional de Aveiro e a Escola Profissional de Vagos. Só no final desta prova se saberão quais as outras duas escolas que se irão juntar, no dia 2 de maio, na Final, com a Escola Secundária Dr. Jaime Magalhães Lima – Esgueira. |