Alberto Souto é o convidado do colóquio “A Europa começa aqui. Participação e compromisso. Experiência e perspetiva”. Iniciativa da Comissão Justiça e Paz, em parceira com o Centro Universitário Fé e Cultura, que inicia um ciclo de colóquios sobre o Sentido Social da excelência de recursos.
O antigo presidente da Câmara de Aveiro tem formação académica na Universidade Livre de Bruxelas (Estudos Europeus), Faculdade de Direito de Coimbra e mestrado na Faculdade de Direito da Universidade de Lisboa. Atualmente desempenha funções no Banco Europeu de Investimento no Luxemburgo.
“É necessário reconhecer que muitos jovens estão desiludidos com as lideranças e processos políticos, que consideram terem ignorado as suas necessidades e preocupações. A generalização desse descontentamento é perigosa para a democracia e ameaça a estabilidade futura da nossa sociedade. Assistimos a nível europeu a manifestações desse desencanto e revolta de forma diversas, incluindo protestos violentos e apoio a movimentos políticos extremistas. Paralelamente a uma estratégia para o emprego, os líderes políticos devem investir na democracia, utilizando mecanismos de consulta que envolvam os cidadãos e os jovens em particular nos processos de solução desta crise”, salienta a Comissão Diocesana.
Esta colóquio está marcado para as 21h30 desta segunda-feira no Centro Universitário Fé e Cultura, em Aveiro. |