Dançar é uma arte. Quanto a esta afirmação poucas dúvidas há. Hoje, à tarde, esta arte performativa vai ser actividade principal no Teatro Aveirense.
Yola Pinto é a protagonista/intérprete de “A nova bailarina”, um espectáculo participativo de dança, dirigido a um público acima dos sete anos de idade, que foi concebido, dirigido e coreografado por Aldara Bizarro, foi eleito como um dos 10 melhores do ano de 2011 pela crítica do jornal O Público.
O espectáculo, tal como anuncia o Teatro Aveirense, “debruça-se sobre a democracia que nos remete para o papel de cada um na sociedade e para a consciência cívica, abordando, através da dança, de uma forma não convencional, e com muito humor, questões éticas e de valores base de construção pessoal e social”.
O público é, deste modo, “convidado a pensar, escolher e decidir, através de questões que vão sendo colocadas pela bailarina, que age, como se o público nunca tivesse ouvido falar destas temáticas. Estes terão assim que tomar posições de cidadania, unindo-se, chegando a ter que se opor à Bailarina, que por vezes, não tem um comportamento nada democrático”.
|