Na comemoração dos 40 anos do 25 de Abril, Castelo de Paiva abriu-se ao mundo com a inauguração de uma “Loja Interativa de Turismo” – a 19.º das 65 que a Entidade de Turismo do Porto e Norte (PN) de Portugal tem previstas para o território.
Disponível “24 horas por dia”, a estrutura liga o município paivense aos outros que já aderiram a este projecto e, via Internet, apresenta aos turistas e potenciais visitantes os predicados do concelho, nomeadamente os quatro ícones definidos pela câmara municipal: o Rio Paiva/Ilha do Castelo, o monumento “Marmoiral da Boavista”, o Vinho Verde e as Casas de Xisto. À distância de um toque ficam, também, informações sobre os restaurantes locais, as colectividades, os eventos culturais e as actividades desportivas e de lazer.
A Loja Interativa de Turismo de Castelo de Paiva ficou instalada no rés-do-chão do edifício da antiga cadeia, cuja parte superior já albergava o Centro de Interpretação da Cultura Local.
Este interface turístico representa um investimento de 187 mil euros, tendo recebido comparticipação europeia no valor de 159 mil euros.
“Não é uma loja qualquer; é uma loja muito importante”, sublinhou Gonçalo Rocha, no acto inaugural.
|