Fernando Maria admite que os partidos têm um caminho a percorrer na ligação à sociedade civil mas admite que os problemas dos partidos resolvem-se dentro das famílias políticas e não na rua. O presidente da Assembleia Municipal de Ílhavo, entrevistado no programa “conversas” desta semana considera que a democracia representativa é um pilar da democracia.
“Espero que, de facto, os partidos cresçam. Lembro-me sempre de Sá Carneiro que lutou, antes e depois do 25 de Abril, para que a democracia fosse uma realidade, mesmo dentro do próprio Partido. Pertenci ao PPD com muito orgulho mas também me sinto bem no PSD porque sou Social Democrata. É dentro do Partido que devemos lutar e manifestar as diferenças e as discordâncias. Julgo que continua a haver espaço para isso”.
Fernando Maria que regressou à política ativa, exercendo neste momento o cargo de presidente da Assembleia Municipal de Ílhavo, considera que Abril tem passos para dar ao nível da melhoria das condições de vida mas fica como referência para a história porque trouxe a democratização e a liberdade e permitiu a melhoria das condições de vida.
O autarca que já foi vereador salienta que o caminho não está isento de erros mas pode estar a atingir a fase madura.
“Em termos de liberdade muito cumprido embora não a 100%. Em termos de qualidade de vida ainda há um caminho longo a percorrer. Há muita gente a atravessar dificuldades e o desemprego tem expressão significativa. Isso traz muitos problemas às famílias e às pessoas. Aí ainda não atingimos a plenitude”. |