A parceria entre a Universidade de Aveiro e a região para elaboração de uma Estratégia de Desenvolvimento Territorial que vai enquadrar as candidaturas aos financiamentos comunitários está concluída.
O processo desenrolou-se ao longo de 2013, com reuniões em todos os municípios envolvidos e com diversos stakeholders regionais que se prolongaram até ao mês passado. O Quadro Comum de Investimentos da Região de Aveiro define, como prioritárias, as áreas de Mar e Ria; Tecnologias de Informação, Comunicação e Eletrónica (TICE); Setor Agroalimentar e florestal; Materiais. Segundo informação do coordenador do trabalho, em representação da Universidade, Filipe Teles, a parceria é um caso único a nível nacional.
“Está aqui uma colaboração estreia e articulada com os municípios. Não é fácil chegar a estratégias comuns. A tradição municipalista aponta o olhar para a realidade de cada um mas esta estratégia pensa a região. Implementar a estratégia será ainda mais aliciante. A qualificação das comunidades é uma das prioridades pensada a à escala supra municipal”, revelou Filipe Teles, professor no Departamento de Ciências Sociais, Políticas e do Território da UA, em declarações ao programa “Manhãs Novas”. |