O Ministro da Saúde já conhece as posições políticas assumidas pelos autarcas da Região de Aveiro e pelos partidos com assento na Assembleia Intermunicipal. Ribau Esteves deu conta dessas tomadas de posição em encontro realizado ontem com Paulo Macedo, em Lisboa.
Esta reunião visou a apresentação ao Ministro da Saúde das preocupações dos Autarcas sobre a gestão da saúde na Região de Aveiro, em especial do funcionamento do Centro Hospitalar do Baixo Vouga.
Os Municípios da Região definem como “urgente a alteração profunda do rumo e da gestão do Conselho de Administração do CHBV e do Ministério da Saúde em relação ao CHBV”, acusados de prosseguir um caminho de “esvaziamento de competências” e de “descredibilização”, “afastando os serviços dos Cidadãos e reduzindo a sua qualidade, num clima conturbado, doentio e estranho”.
Pedem a qualificação do CHBV nas valências médicas garantindo os devidos serviços médicos aos Cidadãos e a classificação como Hospital do Grupo II. Aproveitaram o momento para defender uma ligação entre a Escola da Saúde da Universidade de Aveiro e o Centro Hospitalar reativando o curso de Medicina.
Segundo a nota divulgada esta tarde pelo gabinete de Ribau Esteves, o Ministro Paulo Macedo assumiu o compromisso de ponderar a exposição feita pelo líder da CIRA, garantindo que “o Ministério da Saúde tem como objetivo o funcionamento com qualidade do CHBV, entendendo muito importante a sua ligação à Universidade de Aveiro e a existência de formação em Medicina na UA”.
Apresentou explicações sobre a aplicação da Portaria 82/2014 apontando a perspetiva de que “o CHBV não vai perder competências, sendo a sua aplicação devidamente tratada com as definições das valências e do modelo de funcionamento do CHBV pelo seu Plano Estratégico”.
Ainda segundo o autarca de Aveiro, Paulo Macedo compromete-se a “apresentar respostas objetivas dentro de um mês, numa relação de proximidade com os Autarcas da Região de Aveiro a quem apresentará as conclusões destas diligências e do trabalho que está a desenvolver para a qualificação do CHBV”. |