O Bastonário da Ordem dos Enfermeiros, Germano Couto, passou por Aveiro ontem em visita institucional e não escondeu preocupação pelo quadro encontrado. A Ordem dos Enfermeiros está preocupada com o nível de saturação e cansaço dos profissionais de enfermagem do Centro Hospitalar do Baixo Vouga, temendo pelos reflexos na qualidade e segurança dos cuidados prestados aos cidadãos. “Vou daqui preocupado”, confessa o Bastonário.
“Preocupa-me acima de tudo as dotações que estão aquém do desejável. Temos subdotações e isso, como disse ao presidente do Conselho de Administração e ao Conselho de Administração, reflete-se nos indicados, reflete-se na mortalidade e na morbilidade dos utentes a nível da rede hospitalar”.
O Bastonário da OE comprometeu-se a abordar com a Tutela essa e outras questões suscitadas na visita, mas exortou a idêntica atitude o Conselho de Administração do Centro Hospitalar do Baixo Vouga e os próprios enfermeiros que lá trabalham, no sentido de serem melhoradas as condições.
“Sabemos que está a ser feito um esforço dos enfermeiros para além do que é aceitável. Os enfermeiros estão saturados, cansados”.
Na sua perspetiva, a situação vivida no Centro Hospitalar do Baixo Vouga afeta a maior parte dos hospitais e centros de saúde do país, devido às restrições impostas pela Tutela na contratação de recursos humanos. |