A Comissão de Utentes reuniu com a administração do Centro Hospitalar do Baixo-Vouga e com diretores clínicos. Os dirigentes da comissão questionaram a equipa de José Afonso sobre os serviços de Ortopedia e de Urgência. Estas questões prendem-se com o horário de trabalho dos enfermeiros no serviço de Ortopedia e dos médicos na Urgência.
“Relativamente a estas questões, o Conselho de Administração informou que as escalas dos médicos da Urgência estão a ser elaboradas de acordo com as necessidades do serviço, e a substituição dos enfermeiros que se encontram a faltar por motivos vários, é efetuada pelos restantes enfermeiros, não acarretando um aumento demasiado elevado de horas no horário de cada um”.
Quanto às questões mais mediáticas, a comissão diz ter recebido garantias de que todos os doentes de hematologia foram atendidos no Centro Hospitalar e Universitário de Coimbra, faltando apenas realizar algumas consultas que já estão marcadas.
“Durante a visita foram-nos mostrados os espaços das consultas externas, do Serviço de Urgência de Adultos e Pediátrica e a Sala de Observação. Observou-se que a Urgência Pediátrica estava, felizmente, praticamente vazia. O mesmo não se pode dizer da Urgência de Adultos e da Sala de Observação. Os utentes presentes nestes serviços eram maioritariamente idosos, muitos deitados em macas. Informaram-nos que a maioria estaria à espera dos resultados de exames e análises. Este foi o maior constrangimento que nos foi possível observar num dia aparentemente calmo em termos de afluência”.
A Comissão de Utentes de Saúde de Aveiro afirma-se preocupada com os cortes no setor da saúde. “Todos os indicadores apontam para uma forte carência em recursos humanos, designadamente de enfermeiros, médicos, técnicos e assistentes operacionais, que ameaçam dificultar os vários serviços hospitalares”. |