O Serviço de Atendimento Social Integrado do Município de Ílhavo assinala hoje o 8º aniversário. Trata-se de uma estrutura que integra diversos parceiros, passando pela Câmara de Ílhavo e o Centro Distrital de Segurança Social, diversas Instituições Particulares de Solidariedade Social do concelho, Juntas de Freguesia e Grupos Sócio Caritativos.
Desde a criação e até ao dia 28 de fevereiro aquele serviço efetuou um total de 9377 atendimentos.
Em 2012 sujeitou-se a uma avaliação externa sob a forma de inquirição de 105 famílias e indivíduos em que a avaliação positiva foi dada por perto de 80% dos inquiridos.
“Centrada no indivíduo, na família e na comunidade, o ASI visa sobretudo a otimização dos resultados da intervenção social e a rentabilização dos recursos disponíveis, evitando sobreposições na intervenção”, explica a nota da autarquia.
Feito o diagnóstico, o serviço reporta ao acesso às diversas medidas e políticas sociais (apoio alimentar, a medida de Rendimento Social de Inserção, apoio em renda de casa, apoio na fatura da AdRA, Complemento Solidário para Idosos) garantindo um acompanhamento de proximidade dos indivíduos e famílias.
Já com o Plano de Desenvolvimento Social em marcha para 2014-2016, o serviço diz que vai estar atento a questões como a sustentabilidade das Instituições Particulares de Solidariedade Social e o envelhecimento, uma vez que, o planeamento estratégico faz parte do modo de intervenção, baseado na promoção da qualidade de vida e da coesão social. |