A Comunidade Intermunicipal da Região de Aveiro garantiu a cedência de material a 13 Corporações de Bombeiros existentes nesta área. O investimento base de 232 mil euros, financiado em 85% pelo Programa Operacional de Valorização do Território, visa dotar as Corporações de Bombeiros da Região de equipamento de proteção individual (botas, calças, dólmens, luvas, capacetes e cogulas).
Ribau Esteves salienta a importância do investimento e a lógica de cooperação com as corporações de Bombeiros. “Surgiu no âmbito do POVT esta oportunidade de fazermos o investimento para melhorar a capacidade.
Conseguimos fazer um levantamento que envolveu o nosso comandante operacional e as corporações”.
O autarca de Aveiro que lidera a CIRA diz que os fundos comunitários são uma das componentes essenciais à modernização mas não pode ser a única.
“Defendo que devemos misturar os poderes públicos e privados. As associações de bombeiros são associações de direito privado, embora sem fins lucrativos, que prestam serviços da maior relevância. Temos que misturar as várias fontes de financiamento. Primeiro os sócios das associações e as fontes públicas. E aproveitar as aproveitar as oportunidades de fundos comunitários para material e quartéis. É este jogo de mistura de competências que temos que fazer. E não achar que tem que ser o Estado a capacitar as associações”. |