António Cardoso (PS) questiona o Governo sobre o que considera “bloqueios à competitividade e crescimento das empresas situadas em zonas industriais dos concelhos do interior do distrito de Aveiro devido às dificuldades criadas pelas más acessibilidades aos grandes eixos viários, nomeadamente auto-estradas A1, A25 e A32”.
O deputado eleito pelo PS aproveitou a audição ao Secretário de Estado do Ordenamento Regional, ocorrida na última reunião da Comissão Parlamentar de Assuntos Europeus, para relevar a importância de existirem boas acessibilidades aos parques industriais como garantia de um aumento da competitividade das empresas aí instaladas.
Neste pedido estão implícitas as ligações viárias da zona industrial de Pedorido-Castelo de Paiva à A32, em Canedo-Feira, a ligação da zona Industrial de Mansores-Arouca à A32, em Pigeiros, Santa Maria da Feira, ou da Zona Industrial de Sever de Vouga à A25 e ainda a ligação da Zona Industrial de Águeda à A1.
“A atribuição de Fundos Comunitários do presente Quadro 2020 tem um eixo prioritário destinado a aumentar a competitividades das empresas. Como tal, o Governo não pode perder esta oportunidade de cativar verbas que podem dar resposta a uma medida estruturante fundamental para o crescimento da economia desses concelhos”, observou o deputado aveirense. |