Rosa Maria Albernaz, deputada do Partido Socialista eleita pelo círculo de Aveiro, participou na reunião da União Inter-Parlamentar, realizada em Genebra, e que ficou marcada pela primeira aproximação entre os representantes da República do Chipre e da República Turca de Chipre do Norte, num conflito que dura há dezenas de anos.
Eleita mediadora no quadro da União Inter-Parlamentar, no ano de 2013, em Plenário da UIP, Rosa Maria Albernaz interveio na comissão de Direitos Humanos e Democracia, da qual é Vice-Presidente, em defesa dos direitos dos homossexuais nos países africanos.
Nesta reunião entre as duas partes do conflito, presidida pela Deputada Rosa Maria Albernaz, foi conseguido um clima de diálogo saudável e, pela primeira vez, foi possível retirar conclusões consequentes daquelas reuniões.
Da reunião entre as duas partes do conflito cipriota saiu um plano de diálogo que começará por reunir ambas as delegações na República do Chipre, com o objetivo de terminar um conflito que dura há 40 anos. |