Preocupação pela quebra de dádivas de sangue nos últimos anos. A Associação de Dadores de Sangue do Concelho de Aveiro comemora o Dia Nacional do Dador de Sangue (27 de Março) com a 1ª. Exposição sobre a Dádiva de Sangue e o 1ª. Concurso de Desenho, sob o lema “Gestos simples que salvam vidas”.
Apesar da data festiva, o presidente da ADASCA manifesta algumas reservas em relação ao momento vivido em Portugal com quebra nas dádivas sentida de forma particular depois do fim das isenções no pagamento de taxas moderadoras no Serviço Nacional de Saúde.
“O que temos notado é que desde que foi retirada a isenção tivemos uma quebra em determinada altura na ordem dos 70%. Agora, com alguma segurança posso dizer que a quebra global andará nos 40%. Dado o universo que temos reunimos condições para ter para cima de 50 dadores e aparecem 15. Assim é complicado”.
A celebração do Dia do Dador foi momento para dar visibilidade ao concurso de desenho que segundo Joaquim Carlos está a ser participado por alunos da UA.
“Temos que ajustar horários, com campanhas vespertinas. A campanha e a exposição que temos mostram que queremos fazer coisas diferentes. Temos 29 trabalhos a concurso e, desses, 27 são do curso de design da UA”.
A Exposição decorre nas Galerias de Exposições da Santa Casa da Misericórdia de Aveiro. Esta sexta-feira há campanha de colheita de sangue no horário da tarde como forma de responder à disponibilidade dos dadores e na segunda (31) haverá uma conferência com especialistas do Centro Hospitalar do Baixo-Vouga. |