O Grupo de Entreajuda para a Procura de Emprego instala-se em Albergaria numa iniciativa dirigida aos desempregados. Os participantes do GEPE irão reunir-se na Casa Municipal da Juventude, às segundas, das 10h00 às 11h30.
Tatiana Mendonça, responsável pelo GEPE na Zona Norte, que também viveu um período de desemprego, explicou que esta resposta social nasceu da necessidade de lutar contra o isolamento em que muitas pessoas se fecham quando não têm emprego, para além de estar provado que a maioria das oportunidades de emprego surge através de contactos informais.
Nestes grupos, dinamizados por animadores com formação específica, os participantes explicam o que têm feito em termos de procura ativa de emprego e partilham informação que pode ser útil aos colegas de grupo, pois uma oferta de trabalho que não se adequa a uma pessoa pode ser muito importante para outra.
Nas reuniões periódicas também se desenvolvem competências que ajudam o desempregado a estar melhor preparado para as oportunidades que surgem, tais como a elaboração de um currículo ou a preparação para a um entrevista.
O GEPE de Albergaria-a-Velha resulta da parceria entre a Câmara Municipal de Albergaria-a-Velha e o Instituto Padre António Vieira (IPAV). Em Portugal, existem 77 Grupos que englobam 1527 participantes. A taxa de empregabilidade dos GEPE é de 28,47%. |