A Associação de Dadores de Sangue do Concelho de Aveiro comemora este ano o Dia Nacional do Dador de Sangue (27 de Março) de forma inédita em Aveiro, realizando a 1ª. Exposição sobre a Dádiva de Sangue, em simultâneo com o 1ª. Concurso de Desenho, sob o lema “Gestos simples que salvam vidas”.
A Exposição vai decorrer nas Galerias de Exposições da Santa Casa da Misericórdia de Aveiro, já a partir de hoje e até 3 de Abril. A cerimónia de abertura realiza-se às 19h30 na Galeria de Exposições da Santa Casa da Misericórdia de Aveiro.
Apesar da data festiva, o presidente da ADASCA manifesta algumas reservas em relação ao momento vivido em Portugal. “Estamos perante uma comemoração de costas voltas, de candeias às avessas, quando na verdade devíamos estar mais próximos uns dos outros. Os dadores de sangue e por sua vez as associações que os representam, tem sido acusados injustamente pela quebra de dádivas que se tem vindo a registar, quando na verdade a culpa deve ser atribuída ao ministro da saúde e ao IPST, pois nós como dadores e na qualidade de dirigentes associativos, não estamos indiferentes ao sofrimento alheio, nem aceitamos ser acusados pelos familiares dos doentes de sermos egoístas, cumprimos e bem como o nosso dever cívico, assim o ministro da saúde desse o exemplo”. |