Criado em 1991, o Gabinete Pedagógico da Universidade de Aveiro (UA) alicerça-se na preocupação da Reitoria com o bem-estar e o sucesso académico de todos os estudantes da UA. Gracinda Martins, coordenadora do espaço desde o primeiro minuto, só não tem uma varinha de condão. Mas o sorriso aberto e franco, os abraços apertados, o olhar transparente e uma compreensão inesgotável fazem magia na hora de descomplicar os nós aparentemente mais apertados da vida de quem bate à porta do Gabinete.
Diário de Aveiro: Bate-se a qualquer hora à porta do Gabinete Pedagógico, entra-se e deste lado apetece ficar o resto do dia, conversar e partilhar…
Gracinda Martins: É, antes de mais, uma observação muito simpática que agradeço. Na verdade, procura-se criar um ambiente agradável, quer a nível do espaço físico, quer, sobretudo, a nível da filosofia adoptada no trato com os estudantes: confidencialidade e empatia. No Gabinete Pedagógico não se avalia nem se julga, pretende-se informar, apoiar, incentivar e criar condições para que o estudante com problemas possa enfrentar as situações difíceis. Procura-se honrar, o melhor possível, a ideia do Sr. Professor Doutor Renato Araújo, ex-Reitor da UA, quando, em 1991, preocupado com o bem-estar e o sucesso escolar dos estudantes, criou este gabinete.
|