As Escolas Secundárias D.Dinis e Quinta das Flores garantiram apuramento para a final do Pólo de Coimbra na 25ª edição das Escolíadas Glicínias Plaza. O Teatro Académico Gil Vicente vibrou com a festa dos alunos.
As “Provocações” da Secundária D.Dinis (assim se chamava o tema) arrecadaram maior pontuação (300 pontos), enquanto que a “Loucura” da Quinta das Flores valeu a este grupo de alunos 297 pontos. As duas escolas juntam-se assim à Avelar Brotero (298 pontos) na final, que terá lugar no próximo dia 29 de março.
Apesar de todas as provas apresentadas pela Secundária D.Dinis terem recebido elogios e aplausos do júri, o teatro foi o momento mais enaltecido da noite.
“Curtas e cenas tristes” é o título da peça levada a cena pelos alunos, adaptada pelas professoras Teresa Sá e Manuela Nogueira do texto original de Mário Henrique Leiria, e tinha como objectivo “trabalhar o absurdo”.
Tema que foi também transposto para uma tela na prova de pintura, “mostrando a provocação política que nos fazem quando dizem que isto está mal e por isso nos mandam mudar de país”, explica Teresa Sá.
Enquanto porta-voz do júri para a categoria Teatro, o ator Paulo Matos, também elemento do IPDJ, não escondeu o seu espanto e contentamento provocado pela qualidade das prestações de ambas as sessões do Pólo de Coimbra.
Em relação à prova da Secundária D. Dinis, Paulo Matos referiu mesmo. “Fiquei assombrado com o que vi aqui. Foi absolutamente extraordinário. Muito interessante todas as soluções técnicas que utilizaram. Um espectáculo cénico e visualmente muito interessante”. |