No âmbito do concurso “Cuidar’13”, lançado pela Secção Regional do Centro da Ordem dos Enfermeiros, que visa promover o desenvolvimento e valorização científica dos enfermeiros através do estímulo à implementação de sistemas de melhoria contínua da qualidade do exercício profissional, dois prémios vieram para o Baixo Vouga.
O prémio “Competência”, de 1.000 euros, distinguiu “Registos com Linguagem CIPE na Consulta de Enfermagem de Saúde Materna”, realizado no ACeS Baixo Vouga III. O galardão “Inovação”, dotado de 500 euros, foi atribuído a “Relax’ARTE”, do Departamento de Psiquiatria e Saúde Mental do Centro Hospitalar do Baixo Vouga, E.P.E. “Registos com Linguagem CIPE na Consulta de Enfermagem de Saúde Materna”, teve início no segundo semestre de 2011 e termina no final deste ano.
Destinou-se a formar enfermeiros na linguagem internacional CIPE, dado que 70 por cento a desconheciam e 20 a 30 por cento assumiam dispor de conhecimentos insuficientes para fazer os registos correctamente. “Era impossível que os registos dessem visibilidade à qualidade assistencial e que indicassem os ganhos em saúde”, refere a enfermeira Maria do Céu Ferreira, responsável pelo projecto.
Além da padronização dos registos, com ele foram definidos protocolos de actuação na consulta da enfermagem, no sentido de melhorar a qualidade assistencial às grávidas. Os 1.000 euros recebidos com o prémio Cuidar’13 “Competência” serão aplicados para reforçar a formação CIPE aos enfermeiros, com um especialista nessa linguagem.
|