domingo, 24 de Novembro de 2024  03:03
PESQUISAR 
LÍNGUA  

Portal D'Aveiro

Inovasis Prescrição eletrónica (PEM), Meios Complementares de Diagnóstico e Terapêutica (MCDT), Gestão de Clínicas Inovasis

Inovanet


RECEITA SUGESTÃO

Ensopado de Cação

Ensopado de Cação

Pique a cebola e os alhos e leve ao lume a refogar em azeite, juntamente com a folha de louro. Acrescente depois o ...
» ver mais receitas


NOTÍCIAS

imprimir resumo
18-03-2014

País: Escolíadas chegam a Viseu e prometem edição júnior em fase experimental na Mealhada.


As Escolíadas deixam de estar apenas confinadas aos distritos de Aveiro e Coimbra e alargam a sua presença ao distrito de Viseu. Vão ...

As Escolíadas deixam de estar apenas confinadas aos distritos de Aveiro e Coimbra e alargam a sua presença ao distrito de Viseu. Vão juntar ao universo do concurso mais de 800 alunos e professores de oito escolas do distrito de Viseu.

A criação do Pólo de Viseu, onde os espectáculos terão lugar em maio, é uma das grandes novidades deste ano. Destaque também para a criação das Escolíadas Júnior, destinadas a alunos do 1º ciclo do ensino básico.

Novidades avançadas ontem à tarde, na Conferência de Imprensa da Associação Recreativo-Cultural e da Câmara Municipal de Viseu, na Sala de Estudo das Escadinhas de Santo Agostinho, no Centro Municipal da Juventude de Viseu.

O diretor regional do Instituto Português do Desporto e da Juventude, José Cardoso, sublinhou o facto das Escolíadas permitirem aos jovens “experienciar lógicas que não estão presentes nas salas de aula”, sem esquecer que, apesar da idade jovem dos participantes, se tratam de “espetáculos verdadeiramente profissionais, onde quem participa sobretudo são os alunos”.

O responsável deixou clara a intenção de continuar a apoiar o projeto, reforçando “a qualidade e a relevância” do mesmo.

O edil Almeida Henriques sublinhou a intenção que a Câmara Municipal tem em “continuar a ser um parceiro ativo e a acompanhar a iniciativa”, tendo valorizado ainda que as Escolíadas “tenham chegado ao interior do país” mostrando vontade da autarquia local que Viseu esteja no “roteiro nacional da formação para as artes”.

Cláudio Pires, presidente da Escolíadas, justificou a escolha de Viseu com o facto de haver mais falta de iniciativas deste género no interior do país. “Este tipo de iniciativas fazem mais sentido onde são mais necessárias”, adianta.

Na 25ª edição das Escolíadas Glicínias Plaza vão estar envolvidos mais de três mil alunos e professores das mais de vinte escolas dos três distritos. A Associação espera que o número de espetadores ascenda aos 10.000.

O primeiro pólo, que decorre em Coimbra, no Teatro Académico Gil Vicente, começa já no dia 21 de março, tendo a sua final no dia 29 e o segundo pólo, onde irão participar as escolas do distrito de Aveiro, e que terá lugar no Centro Cultural de Ílhavo, decorre entre os dias 24 e 27 de abril, com a final marcada para dia 2 de maio.

A escola vencedora de cada um dos pólos irá disputar a finalíssima no Centro de Artes e Espetáculos da Figueira da Foz.

O projeto Escolíadas Júnior 2014 é a nova aposta da Associação Escolíadas. Será um projeto-piloto, que irá decorrer em apenas num concelho, pretendendo alargar-se já a mais dois concelhos em 2015. Este ano, o projeto arranca em sete escolas do ensino básico do concelho da Mealhada.


ACESSO

» Webmail
» Definir como página inicial

Publicidade

TEMPO EM AVEIRO


Inovanet
INOVAgest ®