O PS revela preocupação pela transferência da Consulta Aberta no hospital Visconde Salreu para o Centro de Saúde de Estarreja. Diz que aos poucos o hospital “vai sendo esvaziado lentamente”. A estrutura socialista responsabiliza o governo PSD/CDS e acusa a autarquia local de “inércia”.
“Desde há uma semana, a Consulta Aberta deixou de funcionar no hospital. Já só resta um dia de Cirurgia de Ambulatório em Estarreja. Parece clara a intenção do Governo de deixar morrer o hospital aos poucos, retirando-lhe valências”, recorda o PS que dirige ao presidente da Câmara, Diamantino Sabina, a critica de não tomar “posição sobre coisa alguma”.
O tema voltou às reuniões de Câmara com os vereadores a questionarem o executivo. A equipa de Fernando Mendonça diz ter “consciência de que este não era um serviço na dependência da gestão do hospital” e admite que “o serviço será assegurado num espaço de qualidade”, mas considera que a existência da consulta no hospital “tinha o carácter simbólico forte e transmitia alguma segurança à população que sempre ali viu uma continuidade do extinto serviço de urgências”.
Os vereadores querem saber “o que é que vai acontecer àquele espaço físico do hospital”, “que contactos teve a Câmara com direção do centro hospitalar do Baixo Vouga para saber das intenções quanto a essa e outras questões relativas ao hospital”, “que informações têm sido transmitidas pela direção do centro hospitalar ou pela tutela relativamente ao futuro do Hospital ou dos serviços de saúde em Estarreja” e porque é que até ao momento a Câmara “não deu qualquer explicação ou satisfação à população relativamente à transferência da Consulta Aberta”. |