A Polis Litoral Ria de Aveiro inaugura estruturas concluídas na região de Aveiro em zonas ribeirinhas. Além da presença na Murtosa onde vai inaugurar as obras de Reforço de Margens entre o Chegado e a Ribeira Nova (Defesa e Valorização Marginal da Ria na Cambeia e envolvente), o Secretário de Estado do Ambiente, Paulo Lemos, vai estar no Município de Ílhavo, este sábado, às 16h30, para a inauguração da obra de requalificação do Caminho do Praião.
A empreitada de requalificação do Caminho do Praião abrange as freguesias da Gafanha da Encarnação e da Gafanha do Carmo e custou 368 mil euros. Esta intervenção visou a reconstrução da via marginal à Ria de Aveiro, junto do Canal de Mira, através da recuperação de um antigo caminho de servidão agrícola, funcionando também na sua generalidade como ciclovia. O caminho, além de permitir a circulação marginal à Ria, do lado nascente do canal de Mira, mantém também a sua função como dique para impedir o retorno de água salgada aos terrenos agrícolas, assegurando, deste modo, a atividade agrícola nos terrenos mais marginais.
Apesar de maioritariamente dedicado a funcionar como ciclovia, o caminho mantém trânsito automóvel em acessos já existentes a alguns equipamentos, em particular às duas marinas existentes na Gafanha da Encarnação, bem como a algumas zonas de acesso a atividades económicas, nomeadamente a atividade dos mariscadores.
Paulo Lemos é acompanhado pelo Vice-Presidente da Agência Portuguesa do Ambiente, pela Presidente da Sociedade Polis Litoral Ria de Aveiro e pelo Presidente da Comunidade Intermunicipal da Região de Aveiro, numa jornada que partirá do Cais do Bico, rumo ao Cais da Cambeia, de bicicleta, na Murtosa,permitindo que os participantes se inteirem das características da intervenção.
As obras de requalificação marginal, entre o Cais da Ribeira Nova, no Concelho de Estarreja, e o Cais do Chegado, na Freguesia e Concelho da Murtosa, numa extensão de cerca de 2,7km, corresponderam um investimento que ascendeu a mais de 1,5 milhões de euros.
No troço Cambeia-Chegado foi feita consolidação das margens, com a colocação de enrocamento em pedra e o reperfilamento da mota para acolher uma ciclovia com perfil transversal de 3 metros e 0,5 metros de berma.
O Cais da Cambeia foi totalmente requalificado, com a dragagem da zona de intervenção, a reconstrução dos muros de suporte dos cais e o arranjo da zona envolvente, transformando uma área antes degradada num espaço nobre de acolhimento e lazer.
No troço Cambeia - Ribeira Nova, foi feita a requalificação da mota de proteção, bem como a reabilitação de todas as estruturas de drenagem existentes, possibilitando, igualmente, a utilização da crista da mota para circulação de bicicletas e peões.
Essa cerimónia de inauguração está marcada para as 11h30, deste sábado, no Cais da Cambeia, na Murtosa. |