Associações empresariais do Norte e Centro reuniram hoje com o secretário de Estado das Infraestruturas, Transportes e Comunicações. Os presidentes da Associação Empresarial de Portugal, da Associação Industrial do Minho e do Conselho Empresarial do Centro foram recebidos pelo secretário de Estado das Infraestruturas, Transportes e Comunicações, Sérgio Monteiro, no Ministério da Economia, em Lisboa.
Os líderes associativos entregaram ao Governo um documento sobre investimentos em infraestruturas de elevado valor acrescentado a considerar para efeitos do próximo quadro comunitário de apoio.
Antes da reunião, os presidentes da AEP, AIMinho e CEC foram recebidos na Assembleia da República, por representantes dos grupos parlamentares do PSD, PS, CDS/PP, PCP e BE.
O documento foi elaborado pelo grupo de trabalho saído da reunião que no passado dia 11 de fevereiro juntou no Europarque, em Santa Maria da Feira, empresários, autarcas, líderes regionais e especialistas em transportes.
Trata-se de uma plataforma para debater os investimentos em infraestruturas necessárias ao desenvolvimento económico e incremento da competitividade das regiões Norte e Centro, tendo em vista os objetivos de convergência e o financiamento com fundos estruturais europeus para o período 2014-2020”.
Na altura, foi decidido participar no debate público suscitado pela apresentação do relatório do Grupo de Trabalho para as Infraestruturas de Elevado Valor Acrescentado (GT IEVA) nomeado pelo secretário de Estado Sérgio Monteiro no Verão passado. Investimentos em portos e na ligação ferroviária Aveiro – Salamanca são alguns dos eixos centrais da proposta defendida. |