As XXI Jornadas Pedagógicas de Educação Ambiental promovidas pela Associação Portuguesa de Educação Ambiental arrancam esta quinta-feira na cidade da Horta, na ilha do Faial.
Encontro Nacional dedicado ao tema “Dos Rios aos Oceanos”, entre 13 e 17 de março, como forma de alargar o conhecimento sobre as grandes questões sócio ambientais do momento, divulgar estudos e investigações em Educação Ambiental e Sustentabilidade; destacar a importância das instituições, empresas, ONG, e sociedade civil na problemática ambiental; favorecer a troca de experiências e aprendizagens; dar a conhecer as implicações dos rios e oceanos na sustentabilidade local e global; e ainda promover parcerias de desenvolvimento local.
Esta iniciativa da associação liderada pelo aveirense Joaquim Pinto, presidente da ASPEA, é desenvolvida em parceria com o Observatório do Mar dos Açores. Decorre no Teatro Faialense e no Banco de Artistas, na cidade da Horta.
Paralelamente, realiza-se na cidade da Horta, um conjunto de atividades culturais e manifestações artísticas denominadas ‘RiocEAnos em festa’, que decorrerá no Banco de Artistas esta quinta-feira.
Este evento desenvolvido e concebido pela ASPEA, enquadra-se numa iniciativa da Comissão Europeia, promovida em Portugal pelo Centro de Informação Europeia Jacques Delors.
Inclui um conjunto de oficinas, dinamizadas por especialistas nestas áreas, dirigidas a grupos escolares e à comunidade em geral; um minicurso de Escrita de Argumento para Documentário Ambiental, realizado por José Vieira Mendes, jornalista, realizador e programador do Cine’Eco - Festival Internacional de Cinema Ambiental da Serra da Estrela, aberto ao público em geral; um ‘Mercadinho Ambiental’ com demonstração de artesanato e uma Extensão Açores Cine’Eco, que vai realizar-se no Teatro Faialense, pelas 21h, com a exibição de dois dos filmes premiados neste festival ambiental: ‘Damocracy’, de Todd Southgate, (Brasil, 2013) e ‘Meu Pescador, Meu Velho’, de Amaya Sumpsi (Portugal, 2013). |