A Polis Litoral Ria de Aveiro prepara a inauguração de estruturas concluídas na região de Aveiro em zonas ribeirinhas. Além da presença na Murtosa onde vai inaugurar as obras de Reforço de Margens entre o Chegado e a Ribeira Nova (Defesa e Valorização Marginal da Ria na Cambeia e envolvente), o Secretário de Estado do Ambiente, Paulo Lemos, vai estar no Município de Ílhavo, no sábado, às 16h30, para a inauguração da obra de requalificação do Caminho do Praião.
A empreitada de requalificação do Caminho do Praião abrange as freguesias da Gafanha da Encarnação e da Gafanha do Carmo e custou 368 mil euros. Esta intervenção visou a reconstrução da via marginal à Ria de Aveiro, junto do Canal de Mira, através da recuperação de um antigo caminho de servidão agrícola, funcionando também na sua generalidade como ciclovia.
O caminho, além de permitir a circulação marginal à Ria, do lado nascente do canal de Mira, mantém também a sua função como dique para impedir o retorno de água salgada aos terrenos agrícolas, assegurando, deste modo, a atividade agrícola nos terrenos mais marginais.
Apesar de maioritariamente dedicado a funcionar como ciclovia, o caminho mantém trânsito automóvel em acessos já existentes a alguns equipamentos, em particular às duas marinas existentes na Gafanha da Encarnação, bem como a algumas zonas de acesso a atividades económicas, nomeadamente a atividade dos mariscadores. |