O Museu Etnográfico da Murtosa tem patente ao público uma exposição de quadros em ponto cruz da artesã Rosa Rodrigues. Autarcas locais marcaram presença na inauguração bem como representantes de várias coletividades e instituições locais, amigos e familiares da artesã e convidados.
Rosa de Lurdes Loura Brás Rodrigues nasceu no dia 14 de janeiro de 1963, em Ílhavo. Aos 6 anos de idade emigrou, com os pais, para França, onde ingressou na escola. Enquanto os seus pais trabalhavam, a jovem Rosa Rodrigues e as suas irmãs ficavam ao cuidado de uma senhora, que se dedicava aos bordados. Nasceu daí o seu gosto pelos trabalhos manuais, que foi cultivando pela sua vida fora.
Regressou a Portugal com 14 anos. Aos vinte casou e, com o marido, emigrou novamente, desta feita para a Alemanha, onde permaneceu cerca de 20 anos.
Há 8 anos regressou, definitivamente, a Portugal, tendo-se fixado na Murtosa, onde reside atualmente. Dedica os seus tempos livres a executar trabalhos em ponto cruz, bordados, rendas e malhas, para si, para os seus amigos e, frequentemente para oferecer a instituições locais.
Com a implementação deste projeto, designado “ciclo de exposições temáticas 2014”, a autarquia explica que “tem como objetivo imprimir novas dinâmicas ao Museu Etnográfico da Murtosa, oferecendo ao visitante outras perspetivas sobre o património Murtoseiro, para além da exposição permanente, que reúne peças associadas aos usos e costumes das gentes marinhoas, dando relevância àquelas que têm sido, desde tempos ancestrais, as principais atividades económicas da Murtosa, a agricultura e pesca”. |