D. António Francisco despediu-se de Aveiro, este domingo, numa celebração de ação de graças pelo ministério episcopal daquele que foi bispo de Aveiro nos últimos 8 anos.
A celebração, que também contou com a nomeação de 96 novos ministros extraordinários da comunhão, foi a última vez que D. António Francisco celebrou missa enquanto administrador apostólico da Diocese de Aveiro. De partida para o Porto, D. António Francisco despediu-se com palavras de perdão, bênção, gratidão e esperança.
“Quero que saibais e que testemunheis todos os dias que o meu serviço pastoral na nova Diocese que Deus me confia será também a expressão do amor que tenho a esta Igreja de Aveiro. Saberei transformar a saudade em gratidão a Aveiro. Jamais esquecerei a vossa gratidão; nunca me cansarei de agradecer. Obrigado Aveiro.”
As paróquias da diocese de Aveiro ofereceram a D. António Francisco um ‘bom pastor’, peça de arte indo-portuguesa, em marfim, do século XVII, expressão e sinal de homenagem ao bispo pelo seu ministério.
No próximo dia 19 de março, dia da ordenação episcopal de D. António Francisco, haverá uma sessão pública de agradecimento no auditório da reitoria da Universidade de Aveiro, às 21horas. Nesta sessão, será ainda apresentado o livro “Diocese de Aveiro - Subsídios para a sua história” de Monsenhor João Gaspar.
A entrada solene na Diocese do Porto está marcada para o dia 6 de abril.
Texto: Afonso Ré Lau |