Júlio Pedrosa, antigo reitor da Universidade de Aveiro e ex-ministro da Educação, e Ilídio Pinho, engenheiro e antigo conselheiro da UA, foram nomeados para o Conselho de Curadores da Fundação Universidade de Aveiro o por Despacho do Ministério da Educação e Ciência, com efeitos desde o dia 7 de fevereiro de 2014.
Além de Júlio Pedrosa e Ilídio Pinho, o Conselho de Curadores integra também Francisco Murteira Nabo, Isabel Jonet e Ricardo Salgado, cujo mandato teve início em 2009.
A escolha das cinco personalidades que compõem este órgão tem a ver com mérito e experiência profissional especialmente relevantes. São nomeadas pelo Governo sob proposta da UA.
Ao Conselho de Curadores compete aprovar os Estatutos da UA, sob proposta da Assembleia Estatutária, e sujeitá-los a homologação do ministro da tutela do Ensino Superior; proceder à homologação das deliberações do Conselho Geral de designação e destituição do reitor; propor ou autorizar, conforme disposto na lei, a aquisição ou alienação de património imobiliário da instituição, bem como as operações de crédito; nomear e destituir o Conselho de Gestão; homologar as deliberações do Conselho Geral relativas a: aprovação dos planos estratégicos de médio prazo e o plano de ação para o quadriénio do mandato do Reitor; aprovação das linhas gerais de orientação da instituição no plano científico e pedagógico; aprovação das linhas gerais de orientação da instituição no plano financeiro e patrimonial; aprovação dos planos anuais de atividades e apreciação do relatório anual das atividades da instituição; aprovação da proposta de orçamento; aprovação das contas anuais consolidadas, acompanhadas do parecer do fiscal único. |