O administrador dos Serviços de Ação Social da Universidade de Aveiro foi hoje a sepultar. Hélder Castanheira faleceu na sexta-feira e mereceu da Universidade de Aveiro uma referência pela actividade desenvolvida ao longo de várias décadas.
Um "grande entusiasta da Universidade de Aveiro" deixou-nos, escreve o Reitor, Manuel António Assunção, numa mensagem à Universidade. Hélder Castanheira "empenhou-se a favor de um novo conceito de apoio social" e "foi incansável no diálogo com os estudantes e na amizade que lhes dedicou", afirma o Reitor lamentando esta "enorme perda para a Universidade de Aveiro".
"O nosso Administrador para os Serviços de Acção Social deixou-nos a 28 de fevereiro. Grande entusiasta da Universidade de Aveiro, o Mestre Hélder Castanheira empenhou-se a favor de um novo conceito de apoio social, mais abrangente, integrando componentes complementares às bolsas do Estado, mobilizando financiamentos adicionais e prestando atenção a todos, nacionais e estrangeiros. Foi incansável no diálogo com os estudantes e na amizade que lhes dedicou. Esteve na criação das ACD-Actividades Culturais e Desportivas, da LUA-Linha da Universidade de Aveiro e na base de inúmeras, outras, iniciativas. Já internado, assistiu, de longe, à presença da UA na final do Prémio Fundação Manuel António da Mota com um projecto saído da sua imaginação: quiçá a sua última alegria profissional. Batalhador consequente a favor dos valores da cidadania e da solidariedade, generoso com todos, preocupou-se, igualmente, com o seu próprio desenvolvimento pessoal; a ponto de ter a seu lado, no hospital, a tese de doutoramento que, embora terminada, já não teve tempo de defender. A sua partida representa uma enorme perda para a Universidade de Aveiro. É, também, uma grande perda pessoal para mim que com ele, amigo de todas as horas, partilhei e vivi tantas ideias, lutas, realizações ou simples conversas. Gratidão, para sempre, Hélder!", escreveu o Reitor Manuel Assunção que com Hélder Castanheira chegou a participar em emissões de rádio e outras tertúlias. |