O Centro Escolar dos Combatentes, em Ovar, foi uma das obras finalistas do Prémio Nacional de Reabilitação Urbana. O estabelecimento escolar concorre na categoria Melhor Intervenção com Impacto Social, juntamente com outros 12 projectos. Nesta categoria concorrem todas as intervenções com impacto social, nomeadamente equipamentos sociais, intervenção em bairros ou intervenções que induzam um benefício social evidente, explicam os promotores do evento.
O Centro Escolar dos Combatentes é a única intervenção no distrito de Aveiro candidata ao prémio, dividido em quatro modalidades: Melhor Intervenção de Uso Residencial, Melhor Intervenção de Uso Serviços e Comercial, Melhor Intervenção de Uso Turístico e Melhor Intervenção com Impacto Social.
A requalificação da unidade escolar vareira foi promovida pela Câmara de acordo com um projecto do gabinete de arquitectura Cannatà & Fernandes, do Porto.
“Esta obra de reabilitação destaca-se pela harmonia conseguida entre a recuperação do edifício preexistente com a rua e a sua nova construção de geometria curvilínea, capaz de construir as condições para o desenvolvimento do programa escolar e ao mesmo tempo reequilibra todas as linhas e ângulos do terreno”, refere a organização do prémio para justificar a candidatura do Centro Escolar.
|