Águeda vai colocar 854 mil euros nas mãos das Juntas de Freguesia no âmbito dos acordos de delegação de competências. Há áreas que transitam do passado como a limpeza e conservação de estradas, ruas, caminhos, valetas, aquedutos, bermas e passeios; conservação corrente, reparação e limpeza de edifícios escolares e seus logradouros; manutenção de espaços verdes, sinalização, toponímia e conservação de equipamentos mas há alterações que decorrem da Lei e que significam novas áreas de intervenção. Dos 854 mil euros aprovados em reunião do Executivo e que serão avaliados esta noite pela Assembleia Municipal, 590 mil euros são distribuídos segundo critérios definidos por Lei e 250 mil euros são atribuídos às Juntas de Freguesia para aquisição de viaturas, máquinas e equipamentos de forma a melhorarem as condições que lhes permitam o desenvolvimento das competências delegadas.
De referir, ainda, a atribuição de 14.400 euros para a União de Freguesias de Préstimo e Macieira de Alcoba, que se destinam à aquisição de um terreno junto ao Parque Fluvial do Alfusqueiro na sua margem direita e constituem 100% do seu custo.
“A Câmara Municipal de Águeda, através destas delegações de competência, demonstra a sua postura de grande apoio às Juntas de Freguesia do concelho, utilizando critérios de inequívoca equidade e clareza. As verbas generosas agora atribuídas, constituem um aumento significativo relativamente a anos anteriores e vão permitir às Juntas, uma ainda melhor qualidade nos serviços que prestam às populações”, afirmou o Vice-Presidente da Câmara Municipal de Águeda, Jorge Almeida, que detém o pelouro das Juntas de Freguesia. |