Regina Bastos defende que dar resposta ao desemprego jovem “é o desafio social mais importante da União Europeia". A eurodeputada falava no debate sobre a Implementação da Garantia Jovem, que teve lugar na sessão plenária em Estrasburgo.
Regina Bastos sublinhou, ainda, que "Portugal é um dos Estados-Membros com este problema e tem procurado dar resposta”. Lembra o programa Impulso Jovem, que vigorou até ao final de 2013 e que envolveu mais de 90 mil jovens. Revela que “67 % destes jovens foram abrangidos por estágios e conseguiram entrar para o mercado de trabalho".
A eurodeputada do PSD esclareceu que "ao Impulso Jovem vai suceder o novo programa da União Europeia “Garantia Jovem" salientando que abrangerá "não só os jovens desempregados, mas também os jovens entre os 15 e os 30 anos que não estejam a trabalhar, na escola ou em programas de formação".
Ao terminar a sua intervenção, Regina Bastos referiu que "este programa vai permitir dar cerca de 400 mil respostas de formação, educação e emprego para os jovens portugueses nos próximos anos e vai envolver 1 300 milhões de euros". |