Os alunos do 3.º F da Escola Básica Visconde Salreu não têm dúvidas: “comer fruta tira-nos os maus hábitos da comida plástica”, disse um; “a fruta dá-nos força e energia para o dia-a-dia”, acrescentou outro. Esta turma é uma das participantes no projecto “Heróis da Fruta – Lanche Escolar Saudável”, que a Câmara de Estarreja implementa pela primeira vez nas escolas do concelho, com base num programa educativo de intervenção motivacional desenvolvido pela Associação Portuguesa Contra a Obesidade Infantil (APCOI).
Em Estarreja, o projecto foi implementado em seis escolas, envolvendo 15 turmas do pré-escolar e primeiro ciclo do ensino básico e 350 pequenos “heróis da fruta”. Três escolas - num total de nove turmas e de 210 crianças - concluíram o desafio com sucesso.
As Escolas Visconde de Salreu, da Póvoa de Cima e EBI de Pardilhó foram as que chegaram à etapa final: inventaram uma letra para o “Hino da Fruta” e enviaram um vídeo com os alunos a cantá-lo. Os trabalhos estão disponíveis para votação do público até 10 de Março (no endereço www.heroisdafruta.com).
|