As exportações de vinho relativas ao ano de 2013 revelam novo crescimento, após o ano de 2012, que já tinha registado um desempenho de mais de 700 milhões euros. Segundo o Instituto da Vinha e do Vinho, o Sector do Vinho voltou a crescer nas exportações, aumentando o valor em 2,4% para 725 milhões euros, com o preço médio a chegar aos 2,37€/lt (+13,3%).
Mesmo com a diminuição verificada no volume exportado, que ainda assim chegou aos 306 milhões de litros, o Instituto da Vinha e do Vinho realça que esta quantidade compara com a do ano anterior, que tinha aumentado 8,8%. O otimismo vem em grande medida pelo aumento do preço médio, que assinala uma maior predisposição dos mercados a pagar melhor pelos vinhos portugueses.
A Europa Comunitária mantém-se como principal destino em volume (54% do total) e também em valor (57%), mas as exportações para países extracomunitários revelaram uma boa dinâmica tendo chegado aos 314 milhões euros e mais de 140 milhões de litros.
Por mercados, destaca-se o contributo positivo para o valor exportado alcançado em Angola, EUA, Polónia, Suíça e Canadá. Em quantidade, os mercados repetem-se, mas Angola é substituída pelo Luxemburgo.
Angola mantém-se como principal destino da quantidade exportada (21%), apesar da diminuição registada mas que foi compensada por um crescimento de 17% no preço médio.
Para Frederico Falcão, presidente do IVV, I.P. “é importante olhar para estes dados tendo em consideração que 2012 já tinha sido um ano com forte aumento do volume e valor exportado, o que colocou a fasquia de comparação mais alta. Este ano os exportadores mantiveram a aposta na exportação e os resultados obtidos são o reflexo do empenho e profissionalismo que colocam na produção e na abordagem aos mercados, tornando o Sector cada vez mais competitivo e gerador de valor.” |