Uma pintura rara da Princesa Santa Joana, que pertenceu à rainha D. Maria Pia, foi adquirida num leilão, em Itália, pelos Amigos do Museu de Aveiro (AMUSA). A obra vai ser entregue, amanhã, ao Museu de Aveiro numa cerimónia aberta à cidade. Resgatado num leilão em Turim, Itália, pela AMUSA, com contribuições de particulares e entidades privadas, o quadro pertencia à colecção do príncipe Amadeu de Saboia, Duque de Aosta, à qual terá chegado através da herança da Rainha D. Maria Pia, que o terá levado para o exílio, em 1910.
Cerimónia começa
pelas 15 horas
A cerimónia de apresentação pública e de doação da pintura da Princesa Santa Joana está marcada para amanhã, pelas 15 horas. Uma sessão aberta a toda a comunidade, que conta com a presença do Duque de Bragança, D. Duarte Pio, entre outras individualidades. A recepção está marcada para as 15 horas, seguindo-se as intervenções de Lauro Marques, presidente da Associação dos Amigos do Museu de Aveiro (AMUSA) e de Zulmira Gonçalves, directora do Museu de Aveiro. A apresentação da pintura está a cargo de José Rebocho Christo e para as 16 horas está agendada a cerimónia solene de doação da obra, adquirida pela AMUSA, ao Museu de Aveiro.
Do programa faz, ainda, parte um momento musical, pelas 16.25 horas, com a soprano Isabel Alcobia e a pianista Shao Xiao Ling, que vão interpretar Wolfgang Amadeus Mozart, “Exsultate, Jubilate” e, a terminar o programa, a colocação da pintura na exposição permanente do Museu deverá acontecer pelas 17 horas.
|