A We Art, agência de arte criada em setembro de 2011 e localizada na freguesia de Nossa Senhora de Fátima, no Aveiro Business Center, quer as empresas envolvidas na aquisição de produções artísticas e a exposição inaugurada, ontem, na Porto Busines School, em Matosinhos, é um passo para incentivar esse envolvimento.
A exposição de 28 trabalhos concebidos por jovens criadores procura sensibilizar as empresas para a importância de patrocinarem a arte.
Fernando Mendonça, diretor artístico da We Art, explica que a mostra faz a ponte entre arte e negócios.
“Espera-se que fique para sempre marcado como o dia de mudança de paradigma – a arte e os negócios dois mundos que, de forma um tanto preconceituosa, têm vivido demasiado afastados, encontram-se – 28 empresários foram convidados a escolher a obra que melhor representa a sua visão de líder – e percebem que é possível e cada vez mais desejável que a convivência seja mais forte”, salienta a agência.
Cada um dos trabalhos é acompanhado por um texto escrito pelo empresário comprador da obra, no qual fala do modo como ficou sensibilizado para aquela proposta e que leitura faz da nova criação artística.
Em paralelo, haverá conferências no grande auditório da Porto Business School. A primeira, já na terça-feira (11), é subordinada ao tema "A importância do meio empresarial nos investimentos artísticos" e terá como convidados Odete Patrício, diretora geral da Fundação de Serralves, e João Pedro Azevedo, responsável pelo Grupo Soja de Portugal.
A segunda será a 25 de fevereiro, sob o tema "Joe Berardo: a arte de investir... na paixão", com a participação de Joe Berardo e, finalmente, a terceira, a 13 de março, dedicada ao tema “Como um empresário se torna colecionador", com José Lima, cuja coleção está exposta nas antigas instalações da fábrica Oliva, em S. João da Madeira.
A partir do dia 3 de abril a exposição será apresentada em Aveiro, nas instalações da Associação Industrial do Distrito de Aveiro, parceiro institucional do projeto. |