Cerca de 6 dezenas de participantes na conferência internacional “EURO Mini-conference on Optimization in the Natural Sciences” visitam, hoje, a Casa-Museu Egas Moniz. O evento está a decorre na Universidade de Aveiro até domingo (9) numa organização do Departamento de Matemática.
Inserida no programa social do evento, a visita à Casa-Museu Egas Moniz, situada em Avanca, é considerada “incontornável” uma vez que se trata de um dos nomes de referência da medicina mundial, criador da psicocirurgia e único Prémio Nobel português de ciência.
Descobertas científicas realizadas por Egas Moniz valeram-lhe a atribuição do Prémio Nobel da Medicina e Fisiologia em 1949, pela descoberta da leucotomia pré-frontal. Quatro anos antes, em 1945, foi distinguido com outro prémio internacional de prestígio, o Prémio de Oslo pela descoberta da Angiografia Cerebral (realizada pela primeira vez em 1927).
Figura multifacetada, António Caetano de Abreu Freire Egas Moniz (Avanca, 29 de Novembro de 1874 — Lisboa, 13 de Dezembro de 1955) foi médico, neurologista, cientista, professor, político, escritor, ensaísta e industrial.
O objetivo da conferência que se realiza em Aveiro é discutir a mais recente investigação em otimização e a sua aplicação nas ciências naturais. Pretende-se ainda encorajar a troca de conhecimento e de resultados alcançados recentemente nesta área e estabelecer colaborações entre investigadores que trabalham nas áreas de ciências computacionais, otimização, estatística, física, química, biologia e ciências médicas. |