quarta-feira, 18 de Dezembro de 2024  02:25
PESQUISAR 
LÍNGUA  

O Portal D'Aveiro deseja-lhe Boas Festas

Inovasis Prescrição eletrónica (PEM), Meios Complementares de Diagnóstico e Terapêutica (MCDT), Gestão de Clínicas Inovasis

Inovanet


RECEITA SUGESTÃO

Esparguete de Lulas

Esparguete de Lulas

Cortar as lulas em tiras finas cozer o esparguete al dente, escorre-lo e mantê-lo quente aquecer 2 colheres de sopa de ...
» ver mais receitas


NOTÍCIAS

imprimir resumo
04-02-2014

Ílhavo: Seniores assumem formação em novas tecnologias como porta para “nova vida”.


Quase uma centena de formandos recebeu os Certificados do Espaço Internet como forma de assinalar mais um ciclo formativo em ...

Quase uma centena de formandos recebeu os Certificados do Espaço Internet como forma de assinalar mais um ciclo formativo em competências básicas em Word, Excell, Powerpoint e Internet/E-mail. Mais uma vez, ficou provado que não há idade para aprender e os mais seniores representam o grosso dos novos formandos que aproveitam as novas tecnologias sobretudo no campo da comunicação. Tina Marnoto, de 77 anos, revela que hoje está mais próxima de familiares e amigos com recurso ao facebook.

“Utilizo o facebook e falo com toda a gente, desde amigos a netos. É o que sei manobrar. As horas passam sem dar por ela. Em vez de pensar em coisas tristes venho até ao facebook”, explica esta formanda que ontem recebeu o “diploma”.

Foram entregues 235 Certificados a 95 formandos que durante o ano 2013 frequentaram os vários cursos promovidos pelo Espaço Internet. As formações foram ministradas nos Fóruns Municipais da Juventude de Ílhavo e da Gafanha da Nazaré, estruturas que se preparam já para receber novas formações.

Graciete Capela é uma jovem sujeita a transplante pulmonar que procura regressar à vida ativa depois de meses de afastamento. Diz que o curso é útil e ajuda a fazer essa ponte.

“Importante porque estava a ficar muito isolada. É uma motivação que nos obriga a sair de casa. Dessa forma reaprendo o que estava esquecido. É o retomar de uma vida ativa apesar de ser complicado. Aprender é sempre bom. Também posso ajudar pessoas que passam por aquilo que passei com o transplante”.

Florentino Cordeiro, antigo maquinista em navios de pesca, aproveitou a oportunidade para aprofundar conhecimentos. “Há muita gente que sabe mais do que eu. O meu neto de 15 anos sabe mais. Aqui tenho a teoria e, com ele, em casa, a prática. Depois tiro umas pelas outras. Isto é de uma utilidade bestial. E então para reformados é bom para nos cultivarmos”.

Há quem peça cursos de línguas e a autarquia admite lançar um programa com o apoio de professores das atividades extra-curriculares nas escolas do Ensino Básico. Beatriz Martins, vereadora com responsabilidades na área, já explicou que esses cursos podem vir a ser lançados para satisfazer a sede de conhecimento da população.

“Há pessoas que participam pela comunicação mas também para aprender a escrever uma carta ou um texto. Todas estas pessoas têm família longe e aproveitam os cursos para estar perto. Há muita sede de conhecimento. Temos alunos com mais de 70 anos. Não há idade para aprender”.

Desde 2001 que já passam pelas formações dos espaços internet cerca de 1300 formandos.


ACESSO

» Webmail
» Definir como página inicial

Publicidade

TEMPO EM AVEIRO


Inovanet
INOVAgest ®