domingo, 24 de Novembro de 2024  05:00
PESQUISAR 
LÍNGUA  

Portal D'Aveiro

Publicidade Prescrição eletrónica (PEM), Meios Complementares de Diagnóstico e Terapêutica (MCDT), Gestão de Clínicas Publicidade

Inovanet


RECEITA SUGESTÃO

Ensopado de Cação

Ensopado de Cação

Pique a cebola e os alhos e leve ao lume a refogar em azeite, juntamente com a folha de louro. Acrescente depois o ...
» ver mais receitas


NOTÍCIAS

imprimir resumo
01-04-2003

Fórum “Educação: Anadia 2002


Sangalhos

Sangalhos Fórum “Educação: Anadia 2002 O Fórum “Educação: Anadia 2002”, do qual já demos notícia e que decorreu, nos passados dias 4 e 5 do corrente, no Centro Paroquial de Sangalhos, organizado pela equipa de Coordenação dos Apoios Educativos de Anadia, incluindo docentes dos concelhos de Águeda, Anadia e Mealhada, foi um verdadeiro sucesso a avaliar pelo elevado número de participantes (125 docentes). Os trabalhos dividiram-se por dois dias e de acordo com o professor Rui Patrício, da organização “teve como principal objectivo criar um espaço de reflexão sobre a acção educativa”, “reflectindo com a comunidade educativa os desafios que a escola hoje enfrenta face à diversidade de alunos”. Após a recepção aos convidados, no primeiro dia, teve lugar uma sessão de abertura, seguindo-se então as intervenções propriamente ditas que se iniciaram com a comunicação de Fernando Bexiga que abordou o tema “Gestão Flexível do Currículo: o currículo como projecto.” No período da tarde, José Júlio Gonçalves abordou o tema “Diferenciar para o sucesso de todos”, tentando, através da sua comunicação, ilustrada com situações de trabalho na sala de aulas, dar contributo para uma reflexão e para a construção de uma escola inclusiva - de todos e para todos. A reflexão partiu do princípio de que as escolas regulares são os “meios mais capazes para combater as medidas discriminatórias, criando comunidades abertas e solidárias, construindo uma sociedade inclusiva e atingindo a educação para todos”. Por isso, se pede aos professores que se empenhem na introdução de estratégias de diferenciação do trabalho nas suas salas de aulas e na escola, por forma a dar resposta à diversidade social e cultural e que realizem uma reflexão crítica das suas práticas, em equipa, de forma cooperada e solidária. No segundo e último dia, os trabalhos iniciaram-se de forma articulada entre as professoras Adelaide Martinho e Piedade Pereira que falaram sobre “Novas áreas curriculares no ensino básico a nível do 2º e 3º ciclos”. Ainda da parte da manhã, sobre o mesmo tema, mas ao nível do 1º CEB, Rosabela Cruz interveio falando sobre as componentes do currículo, a reorganização curricular e as áreas curriculares não disciplinares. Como encerramento dos trabalhos, da parte da manhã, o professor Serafim Pessoa apresentou o projecto “Ciência viva” que está a ser implementado nos estabelecimentos de ensino do Agrupamento Horizontal de Escolas da Pampilhosa. Na sua intervenção falou, resumidamente, sobre como os alunos poderão efectuar aprendizagens em todas as áreas, a partir do ensino das ciências. Trabalhos efectuados pelos alunos e modelos de aprendizagem estiveram expostos durante os dois dias de Fórum. Da parte da tarde esteve presente Ana Maria Bénard da Costa, do Instituto de Inovação Educacional, que falou das principais barreiras que poderão surgir na vida escolar dos alunos e que obstruem o seu sucesso. As vertentes que abordou mais em pormenor foram aquelas que se identificam com a nova maneira de olhar as “necessidades educativas especiais”, as diferentes barreiras que se colocam ao acesso e à participação de todas as crianças nas estruturas educativas e, em conformidade, as condições a ter em conta para que se possa ter uma educação inclusiva. Refira-se ainda que, após cada comunicação, seguiu-se um período de debate aberto a todos os participantes. C.C. (13 Mar / 13:40)

ACESSO

» Webmail
» Definir como página inicial

Publicidade

TEMPO EM AVEIRO


Inovanet
INOVAgest ®