O Conselho Intermunicipal da Comunidade Intermunicipal da Região de Aveiro aprovou uma distribuição de competências (“pelouros”) pelos seus Membros.
Os 11 Municípios ficarão responsáveis por áreas de intervenção onde estão mais habituados e que fazem parte da sua área de influência. Albergaria-a-Velha assume as questões da Agricultura e Floresta; Águeda fica com a Modernização Administrativa e Energia; Anadia com Educação, Juventude e Seniores; Aveiro assegura a pasta de Desenvolvimento Regional e Mobilidade; Estarreja lidera Obras Municipais e Intermunicipais; Ílhavo assume Assuntos do Mar e Segurança; Murtosa gere os assuntos da Ria de Aveiro e Turismo; Oliveira do Bairro assume Ação Social e Saúde; Ovar gere Planeamento e Ambiente; Sever do Vouga fica com Cultura e Desporto e Vagos com atividade económica e Proteção Civil.
As autarquias da Região aprovaram o Plano de Formação 2014 para candidatura ao Programa Operacional Potencial Humano, em áreas estratégicas para a Administração Local. O total de investimento ronda os 57 mil euros para melhorar e modernizar os serviços nas relações com os Munícipes e demais entidades da região.
Na mesma reunião foram aprovadas a participação da Região de Aveiro na Bolsa de Turismo de Lisboa, entre 12 e 16 de março, a realização da próxima edição do Congresso da Região de Aveiro em Março de 2015, e o Regulamento do Programa de Apoio a Projetos e Eventos da Região de Aveiro, PAPERA 2014, com um orçamento global de 30 mil euros. As candidaturas podem ser apresentadas até 17 de Fevereiro. |