O touro Marreta que desapareceu no ano passado de uma exploração em Oliveira do Bairro volta a dar que falar. O promotor do grupo SOS Equinos, que acolhe em Oliveira do Bairro animais em perigo, mostrou-se surpreendido com a exigência de devolver a quantia angariada para salvar um touro do matadouro no Verão passado.
O Marreta, um bovino de 400 quilos, andou fugido em Viana do Castelo. Depois de capturado, foi comprado graças a uma campanha de angariação de fundos pelo Facebook que rendeu quase 1500 euros.
Acabou entregue aos cuidados da SOS Equinos, em Bustos, de onde voltou a escapar, saltando a cerca, presume-se para os pinhais próximos. Nunca mais foi visto.
Essa é a razão que leva um grupo de ativistas que apoiou a compra e transporte a pedir o dinheiro de volta. João Jacinto, que dinamiza o grupo SOS Equinos, estranha a exigência e não aceita qualquer responsabilidade pela fuga do Marreta.
Populares e GNR chegaram a organizar batidas e encontraram algumas pistas mas sem nunca o voltar a ver, admitindo-se que possa ter caído em lagoas ou saltado a auto-estrada. |