A Rede Ibérica de Entidades Transfronteiriças não aceitará que se relegue a saída ferroviária de mercadorias por Aveiro e vai reunir no próximo dia 14 de março, com a Comissão Europeia, em Viana do Castelo, para falar sobre a saída por via ferroviária das mercadorias a partir os portos atlânticos.
Os dirigentes políticos e empresariais da Rede Ibérica de Entidades Transfronteiriças, RIET, vão reunir-se com o coordenador da Rede Transeuropeia de Transportes da Comissão Europeia, o italiano Carlo de Grandis, em Viana do Castelo, cidade presidida pelo atual presidente da RIET, José Maria Costa, para dizer que os 15 milhões de toneladas descarregadas nos portos entre Figueira da Foz e Euskadi garantiriam a sua competitividade.
A reunião surge motivada pela preocupação da Rede Ibérica de ver a ligação ferroviária entre Aveiro, Vilar Formoso, Salamanca e França preterida pelo eixo Algeciras, Catalunha e França, encarada como prioridade do Governo Espanhol.
A perda de competitividade em relação aos portos mediterrâneos é o mote para o encontro do próximo dia 14 de Março. Os portos do País Vasco, Galiza, Cantábria, Galiza e os portugueses de Viana do Castelo, Leixões (Porto), Aveiro e Figueira da Foz descarregaram juntos um total de mais de 15 milhões de toneladas de mercadorias, segundo dados oficiais de 2012.
Em Espanha, nos portos de Euskadi, Cantábria, Astúrias e Galiza descarregaram-se um total de mais de 2,5 milhões de mercadorias, em 2012, cerca de 30% do total de mercadorias descarregadas em todos os portos espanhóis.
O que fez acender todas as luzes de alarme no centro e norte de Portugal foi o facto que da recente visita do Presidente da República, Cavaco Silva e do Primeiro Ministro de Portugal, Passos Coelho, ao Panamá, só foi feita referência à linha de Sines, esquecendo a de Aveiro. |