O Ministério da Saúde, através do Portal do Utente, está a apresentar novas funcionalidades online que facilitam a gestão da informação de saúde dos utentes. Para dar a conhecer o modo de funcionamento e estimular o acesso, esta segunda-feira há uma sessão de esclarecimento no Centro Hospitalar do Baixo Vouga, EPE, em Aveiro.
A campanha estará presente em hospitais e centros de saúde de todas as capitais de distritos de Portugal continental, num roadshow que decorre até final da semana.
As novas funcionalidades favorecem a partilha de informação entre doentes e profissionais de saúde, facilitando a troca de dados clínicos e acelerando processos para os utentes.
Para aceder às funcionalidades basta efetuar o registo no Portal do Utente. Com o recurso ao leitor do cartão do cidadão, é possível aceder a todos os novos serviços, em ambiente de maior segurança. A partilha de dados depende da autorização do utente.
Entre os serviços disponíveis no Portal do Utente, destaca-se a marcação e o cancelamento de consultas para o utente ou membros do agregado familiar e a gestão da informação clínica, tal como medicação regular, doenças crónicas, resultados de exames, níveis de tensão arterial, colesterol, entre outros.
Para o Professor Henrique Martins, presidente do conselho de administração da SPMS, “a aposta nesta reformulação do Portal do Utente enquadra-se numa estratégia de disponibilização de serviços online que beneficiam o utente. Esse benefício é conseguido através de uma maior partilha de informação dentro do SNS e de um papel mais ativo do cidadão no controlo dos seus índices de saúde.”
Segundo o mesmo responsável, a tecnologia oferece boas oportunidades para “melhorar o acesso aos serviços de saúde, promovendo a rapidez e eficiência dos processos, assim como melhorar a comunicação entre entidades, oferecendo tanto ao utente como ao profissional de saúde uma visão global da saúde do utente”. |