A Associação de Apoio à Pessoa em Luto celebra este ano o décimo aniversário com a abertura da exposição “APELO: 10 Anos no Apoio, 10 Passos no Luto”. Em dez painéis pode acompanhar-se a história da APELO, que significa uma década de incremento e promoção do apoio ao luto no país.
A exposição a inaugurar este sábado às 15h estará aberta ao público, para visita, até ao final do mês de fevereiro, no Espaço do Luto. Durante o presente ano, a exposição irá estar presente nas delegações da APELO, nas cidades de Lisboa e do Porto. Também pode ser observada, de forma ligeira, no sítio web http://apelo.pt.
No programa está igualmente previsto o lançamento de um ciclo de conferências “Afetos ao cair da noite: cinco temas sobre a perda e o luto”. Cada tema é debatido em duas sessões semanais no Espaço do Luto. O calendário prevê a análise de questões como “O que é o luto?” (11 e 18 de fevereiro de 2014); “Alunos em luto, o professor e a escola: como apaziguar conflitos?” (11 e 18 de março de 2014); “Que intervenção social e jurídica no luto?” (08 e 15 de abril de 2014); “O filho deficiente: é possível aos pais superarem este luto?” (20 e 27 de maio) e “É diferente o luto do paciente terminal, do seu familiar e do cuidador?” (17 e 24 de junho). As sessões decorrem entre as 18 e as 20 horas, no Espaço do Luto, em Aveiro.
O programa de aniversário ficará, ainda, marcado pelo congresso da Sociedade Portuguesa do Estudo e Intervenção no Luto, nos dias 16 e 17 de Maio, em Aveiro. |