domingo, 24 de Novembro de 2024  04:54
PESQUISAR 
LÍNGUA  

Portal D'Aveiro

Publicidade Prescrição eletrónica (PEM), Meios Complementares de Diagnóstico e Terapêutica (MCDT), Gestão de Clínicas Publicidade

Inovanet


RECEITA SUGESTÃO

Ensopado de Cação

Ensopado de Cação

Pique a cebola e os alhos e leve ao lume a refogar em azeite, juntamente com a folha de louro. Acrescente depois o ...
» ver mais receitas


NOTÍCIAS

imprimir resumo
22-01-2014

Aveiro: “Grand Central” em sessão dupla de cinema no Aveirense.


Cinema em Aveiro em sessão dupla com exibição de “Grand Central” de Rebecca Zlotowski e “X&Y” de João Costa. “Grand ...

Cinema em Aveiro em sessão dupla com exibição de “Grand Central” de Rebecca Zlotowski e “X&Y” de João Costa. “Grand Central” (2013), longa-metragem francesa, é um drama que tem como cenário uma central nuclear. A história foi inspirada no romance “La Centrale” de Elisabeth Filhol – uma proposta da argumentista Gaëlle Macé - que Rebecca Zlotowski, a realizadora, decidiu concretizar.

O filme conta a história de Gary (Tahar Rahim), um jovem que tenta um emprego sazonal numa central nuclear com o objetivo de fazer dinheiro. Decidido a ganhar ainda mais Gary torna-se num “saltador” – tarefa que implica aproximar-se de zonas onde a radioatividade é maior.

Algum tempo depois cria relações com os trabalhadores e é aí que conhece Karole (Léa Seydoux). Os dois seduzem-se e embrenham-se numa paixão proibida. Quando Gary atinge o limite de radiações, decide mentir para se manter perto de Karole e entra num jogo mortal, em que cada dia passa a ser uma ameaça.

Rebecca Zlotoeski, argumentista e realizadora, cria neste seu segundo filme, uma dicotomia entre o perigo e a urgência de viver. A realizadora ganhou o prémio “Grand Prix” no Cabourg Romantic Film Festival (França) e exibiu o filme em Cannes’13 no qual também teve nomeação.

“X&Y” (2012), curta-metragem portuguesa, é um filme de João Costa - realizador natural da Madeira - que se diz “um apaixonado por imagens em movimento”.

O filme foi vencedor na categoria de curtas do Festival de Avanca e mostra-nos dois personagens centrais que encenam uma história sob a sua própria direção.

“Os Filmes das Nossas Quartas” é uma iniciativa Plano Obrigatório (Associação de Produtores Cinematográficos e Audiovisuais) em parceria com o Teatro Aveirense e a Câmara Municipal de Aveiro com o apoio do Instituto do Cinema e Audiovisual.

Sessão, às 21h30, no Teatro Aveirense.


ACESSO

» Webmail
» Definir como página inicial

Publicidade

TEMPO EM AVEIRO


Inovanet
INOVAgest ®