Os dados foram divulgados hoje, durante a apresentação da edição deste ano do programa de segurança rodoviária “BP Segurança ao segundo”, destinado a futuros condutores. Segundo a ANSR, o risco de morte, em acidentes de viação, de jovens entre os 18 e os 24 anos, nos três anos em análise, foi cerca de “30% superior ao da restante população”, ainda assim inferior a valores médios da União Europeia (UE). A ANSR refere que, na UE, os jovens têm um risco de morte de quase o dobro da média da população dos respectivos países, mas que Portugal, a par da Hungria, registou em 2010 a menor taxa de risco relativa a casos de morte de jovens na União.
Quanto a jovens com ferimentos graves resultantes de acidentes de viação em Portugal Continental, entre 2010 e 2012, o total foi de 1.038, enquanto, com ferimentos ligeiros, se registaram 18.356.
Segundo a ANSR, os condutores constituem 60% dos jovens mortos e feridos graves, ao passo que os passageiros correspondem apenas a 33% dessas vítimas. Os peões constituem sete por cento das vítimas mortais e dos feridos graves.
Cerca de 61% dos condutores jovens mortos e dos feridos graves circulam em automóveis ligeiros, e 34 por cento, em veículos motorizados de duas rodas. No que respeita à localização, resultam de acidentes em arruamentos urbanos, 42% dos condutores mortos e dos feridos graves, com idades compreendidas entre os 18 e os 24 anos, e 32%, de acidentes em estradas nacionais.
Em relação aos dias em que ocorrem os acidentes, sábado e domingo registam 40% dos condutores mortos ou com feridos graves, com idades entre os 18 e os 24 anos, enquanto os restantes grupos etários apresentam, para estes dias, uma proporção de 34%.
Quanto às horas dos acidentes, 31% com jovens mortos ou gravemente feridos verificam-se entre a meia-noite e as 08:00, enquanto nas restantes faixas etárias, para este intervalo de tempo, a percentagem é de 17%. Os despistes são os acidentes mais frequentes na sinistralidade rodoviária jovem, sendo responsável por metade dos mortos e feridos graves. Nas outras faixas etárias, essa percentagem é de 45%.
Nos três anos correspondentes aos dados do estudo da ANSR (2010, 2011 e 2012), o risco de morte dos jovens entre os 18 e os 24 anos, resultante de acidentes de viação, foi de 30%. Sensibilizar os jovens do ensino secundário e de futuros condutores para as questões da segurança na estrada e para a necessidade de adoptarem comportamentos defensivos, como forma de diminuir a sinistralidade rodoviária, são objectivos da campanha.
“Porque na estrada todo o segundo conta” é o tema da iniciativa “BP segurança ao segundo” que, desde 2012, já contactou mais de 1.500 jovens de 105 escolas secundárias portuguesas.
|