As regras de atribuição de "cartão do residente" para aceder a lugares de estacionamento pago na cidade de Aveiro sofreram alterações, entrando em vigor a partir de 15 de janeiro. Para 2000 lugares disponíveis, existiam cerca de 1800 cartões atribuídos, de várias tipologias, alegou Ribau Esteves para justificar a revogação dos protocolos celebrados, ao tempo, com as Juntas da Glória e Vera Cruz, no âmbito de uma reforma da organização do estacionamento em curso.
Os atuais cartões perdem a validade no final do mês. O autarca salienta a necessidade de disciplinar os usos. “Tem que haver equilíbrio se não depois não temos lugares para o que se quer, estacionamento de curta duração e que rode muito. Algumas vivências, nalgumas zonas, nestes últimos dias, em que outros cartões deixaram de ter validade é curioso ver a disponibilidade enorme de lugares porque estavam todos ocupados por pessoas que chegavam de manhã metiam o cartão e saiam à tarde e as pessoas que vão aos serviços não têm os serviço que queríamos que tivessem”.
O novo diploma foi aprovado com o voto contra de Rita Encarnação (Movimento Juntos por Aveiro). Da parte do PS, Eduardo Feio diz que é o regresso a um modelo que se aproxima do que foi desenvolvido nos mandatos do PS. “O cartão de residente era uma fator de descriminação positiva para quem vivia no centro e não tinha lugar de garagem. Poderiam ter cartão para uma viatura”.
Os pedidos de atribuição e de renovação de Cartões de Residente para estacionamento podem ser feitos a partir de 15 de janeiro de 2014. |