A Universidade de Aveiro atribuirá na quinta-feira o Doutoramento Honoris Causa.a José Formigli e Ferreira de Oliveira O Diretor de Exploração e Produção da Petrobras e o Presidente Executivo da Galp Energia recebem a distinção numa cerimónia que pretende homenagear o empreendimento protagonizado por estas personalidades e empresas que, em conjunto, têm a cargo a exploração de grande parte dos Recursos Energéticos no Pré Sal Brasileiro, um projeto que é hoje um dos maiores desafios para a engenharia à escala do planeta.
Descobertas em 2006, as acumulações de petróleo e gás natural em reservatórios situados na área submersa que se estende do litoral do Espírito Santo ao de Santa Catarina, no Brasil, podem permitir ao país atingir a produção média diária de aproximadamente 3,4 milhões de barris de petróleo em 2017. Um número que tornará o Brasil no sexto maior produtor mundial de petróleo.
No entanto, os 300 quilómetros que separam a localização das reservas da linha de costa e os 5 a 7 mil metros de profundidade a que se encontram os depósitos são apenas alguns dos desafios que separam os reservatórios de uma exploração que, financeiramente, compense.
Os títulos honoríficos entregues pela UA a dois dos maiores nomes da Petrobras e da Galp Energia celebram assim “o abraço dado entre as duas empresas que, em conjunto, trabalham diariamente para solucionar a complexidade científica, tecnológica e logística inerente a este projeto multidisciplinar”.
Assegurar a sua concretização em condições de viabilidade económica é a enorme missão que tem em José Formigli e em Ferreira De Oliveira, enquanto responsáveis de ambas as companhias, impulsionadores de relevo na procura e consolidação de soluções.
Entende igualmente a UA que as duas empresas, por forte ação de José Formigli e Manuel Ferreira De Oliveira, “são responsáveis pela estreita cooperação científica e técnica com universidades portuguesas e brasileiras no desenvolvimento de conhecimento avançado e na formação qualificada de recursos humanos”.
O dia será ainda marcado pela apresentação do livro “A Universidade de Aveiro e os seus contextos (1973-2013)”, pelo autor Jorge Arroteia, antigo Pró-reitor da UA e professor aposentado do Departamento de Educação.
A sessão da atribuição dos títulos realiza-se no Auditório da Reitoria da UA e tem início às 16h00. |